China está em busca de voluntários para monitorar internet

Cidadãos deverão informar sobre conteúdo ou comportamento impróprios.
Segundo governo do país, medida tem objetivo de 'proteger os menores'. Pequim recrutará dezenas de milhares de voluntários para monitorar a internet, informou a mídia estatal nesta sexta-feira (19). A vigilância da web ecoa décadas de mobilização de cidadãos mais velhos e outros voluntários no patrulhamento das vizinhanças da cidade.

Todos os voluntários deverão relatar às autoridades sobre conteúdo "lascivo" encontrado ou usuários exibindo "comportamento não-civilizado" na internet.

"O objetivo é proteger os menores", afirmou uma fonte de sobrenome Zhou, da Comissão de Melhoria da Capital. Alguns dos voluntários ficarão em cibercafés para monitorar conteúdo e impedir que menores acessem esses locais.

A medida surge após fabricantes estrangeiras de computadores pedirem à China que reconsidere um plano que exige a instalação do software de filtragem de conteúdo chamado Green Dam em todos os novos PCs vendidos a partir de 1º de julho.

No começo deste mês, a mídia local relatou que a cidade está desenvolvendo seu próprio software. Assim como o Green Dam, ele foi projetado como um medida contra a pornografia.

Fonte G1